sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ASSEMBLEIA CONJUNTA ENTRE TAs EM GREVE E ESTUDANTES MARCAM ANIVERSÁRIO DE SOROCABA




A assembleia dos Técnicos Administrativos do dia de ontem, dia 18 de agosto, às 18h, no campus Sorocaba da UFSCar ocorreu conjuntamente com a Assembleia dos estudantes noturnos dos cursos REUNI e outros alunos que também participavam da "I Festa Tropeira", evento promovido pela direção do campus em homenagem ao aniversário de Sorocaba.

Os estudantes e TAs em greve utilizaram da aparelhagem de som e palco para a festa, a fim de melhor se comunicar com todo o público. A Assembléia conjunta iniciou com a fala de um representante do Comando Local de Greve, o Técnico em Assuntos Educacionais Ailton Scorsoline, cujo conteúdo se pautou no esclarecimento sobre os fatores que motivaram a greve: ausência de uma perspectiva de atendimento salarial por parte do governo aos TAs com intransigência nas negociações, suspensão de concursos para contratação de servidores técnicos admininstrativos e professores, gerando carência de servidores no campus, além da entativa de parlamentares ligados ao governo federal de aprovar leis que iniciam um processo de privatização das contratações em Hospitais Públicos e limitam gastos com folha de pagamento (congelamento de salários por 10 anos).


"A greve dos servidores técnicos não se resume em negociação salarial, mas também em melhores condições de trabalho, visando a melhoria da qualidade de educação. Há contradição do governo em realizar cortes nos investimentos para a educação e, ao mesmo tempo, o discurso de expansão das universidades, com a criação de novas instituições. A atual situação de nossa universidade em Sorocaba é de improvisação e precarização no oferecimento de uma educação de alta qualidade. Não há professores suficientes para todos os cursos, da mesma forma que o campus carece da contratação de pelo menos 70 técnicos-adminsitrativos. A luta por uma universidade de qualidade é de todos, sejam TAs, estudantes e professores!" disse Ailton.

Vários estudantes também se manifestaram com posições de apoio à greve dos servidores, bem como a indignação quanto ao corte de investimentos para a educação promovido pelo governo Dilma. "Está previsto quase metade do orçamento da União para investimentos na Copa do Mundo e pagamento de dívida interna, cuja receita vem dos cortes da Educação. Agora, enquanto batem recordes na arrecadação de tributos, usam como desculpa para os cortes a crise econômica na Europa e Estados Unidos" - disse um dos alunos exaltados durante exposição ao público.

Com um público estimado de 500 pessoas, houve a deliberação para um "Indicativo de Estado de Greve" dos estudantes, que será discutido durante a próxima semana com cada representação estudantil de curso e decidido em Assembleia Geral no dia 25/08, às 18h. Também houve uma reunião prévia entre alguns representantes estudantis e o Comando Local de Greve para a organização de uma manifestação conjunta no centro de Sorocaba, cujos detalhes serão discutidos durante a próxima semana.

Ao final, os Técnicos Administrativos presentes do campus Sorocaba deliberaram pela realização de Assembleia Geral na proxima segunda-feira, dia 22/08, às 13h30. Nesse mesmo dia, às 10h, a direção do campus agendou reunião com os representantes do Comando Local de Greve, a fim de negociarem o funcionamento de algumas atividades no campus que julgam essenciais, cujas propostas serão debatidas e decididas em Assembleia Geral.

NÃO FALTEM!!! ASSEMBLEIA GERAL DOS TAs CAMPUS SOROCABA: DIA 22/08, às 13h30 no saguão de entrada.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.